No âmbito do novo Plano da Matemática o Tratamento e Organização de dados é extremamente importante como forma de fornecer uma informação visual rápida de padrões e tendências.
Foi o que fizemos para tratar os dados referentes à merenda diária dos alunos servindo-nos, para tal, de um gráfico de barras, ora espreitem...
E, para fazer ressaltar as semelhanças e diferenças do grupo de alunos da turma , no que respeita ao sexo, optámos por uma outra outra representação gráfica ,denominada Pictograma ora vejam só...
É caso para nos chamarem " ..que pequenos Grandes Matemáticos!!"É ou não é verdade??
Toca a fazerem bem as contas meninos e meninas...
ResponderEliminarDeborah, estou de olho em ti... quero essas contas bem feitas... he he he...
Lamento informar mas o gráfico que tem sobre a nossa merenda, é um histograma e não um gráfico de barras...
ResponderEliminarDesculpe-me, mas tenho que discordar! O 1o gráfico apresentado pelas crianças é um gráfico de barras. Note que as crianças construíram um gráfico para informar o número de alunos consumidores de cada alimento. Para ser um histograma (variação do gráfico de barras), eles teriam que ter apresentado o histórico de consumo em um determinado período (semana, mês, ano, por exemplo)de apenas um dos alimentos.
EliminarEspero ter esclarecido...
Olá professora Ana Horta, tudo bem?
ResponderEliminarFiquei curiosa em saber como as crianças conseguiram as informaçõs do gráfico (dados). Eles fizeram a pesquisa?
Já fiz um trabalho com gráficos, porém com crianças de 10 anos:
http://1mundodeinformacoes.blogspot.com.br/
Foi uma exeperiência muito positiva!
Parabéns pelo trabalho!